Our Blog

Olá, você aí do outro lado! =)

Eu me chamo Matheus Lisboa e aqui na DoisF sou da área de criação (idealizo parte dos cards dos nossos clientes, inclusive as artes da própria agência) e também sou social media (cuido da programação e interação de algumas outras contas nas redes sociais). Comecei como estagiário, quando ainda era graduando, e já estou na agência há 3 anos.

Hoje eu vim falar com vocês sobre dois termos muito usados em nossa área de atuação e comumente atrelados um ao outro como sinônimos. Mas o negócio não é bem assim: digital e online não são a mesma coisa.

Vamos deixar de enrolação e esclarecer logo isso. A Mídia Online é aquela presente em um blog, site ou veículo publicitário, no qual existe um espaço para anúncios de promoção de vendas de produtos ou serviços. E aí temos uma gama imensa de formatos. Algumas das mais utilizadas são:

– Links Patrocinados: é a utilização de palavras-chave que colocam o anúncio de forma estratégica na plataforma Google Adwords ou Yahoo Search Marketing e redirecionam o usuário a determinado blog ou site.

– Vídeos: são anúncios incorporados em plataformas como o YouTube, ou em redes sociais, como o Instagram Story;

– Banners: são as peças publicitárias publicadas em sites e blogs, que podem ser interativos ou não, para promover ou divulgar produtos ou serviços.

Assim como existe a Mídia Online, há também a Mídia Tradicional, que são os espaços publicitários da TV, rádio, jornal, revistas, outdoor, dentre outros meios de comunicação mais antigos.

Já a Mídia Digital é caracterizada por apresentar sua comunicação por canais interativos, como TV’s de consultórios médicos, painéis de supermercados ou displays de LED (que podem aparecer em outdoors ou mobiliários urbanos, que são meios tradicionais).

Deu pra entender? O online tem a ver com a internet, tá sempre ligado à rede. Já o digital não necessariamente precisa estar conectado, mas necessita de um formato interativo. Ou seja: toda Mídia Online é digital, mas nem toda Mídia Digital está online.

Pronto, pessoal! O papo foi breve, mas deu pra esclarecer esta dúvida, né?! Semana que vem tem outro post aqui no blog. Não deixem de conferir.

Até mais,

Matheus Lisboa – @matheus_slisboa.

 

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *